“Uma revolução pode mudar um sistema de governo, mas não conseguirá melhorar a natureza do homem.

Let-Go-500x3301

Um telefonema revela o iceberg que é a vida de Eugênio. Pois, ele detesta Eunice, sua casa, o emprego e o passado. Além disto, a consciência lhe pesa: Quantas atitudes suas não magoaram as pessoas que amava? Perplexo consigo mesmo, chama um auto para levá-lo até a cidade. Precisa resolver o problema da ligação. Mas, no percurso o passado começa a assombrá-lo.

Eugênio relembra diversos episódios em sua vida. Nelas existem humilhações pelas suas roupas surradas e o eterno desprezo dos outros. Além da sua repulsa pela desigualdade: Sair de Proust para adentrar na miséria.

Em toda sua vida ansiou poder, riquezas. Tudo o que o tornaria feliz. Mesmo que para isso precisasse trair seu amor ou ignorar seu pai enquanto andava na rua com os amigos ricos. E é claro: A sua riqueza atual ainda não é o bastante.  

O enredo é simples assim. Trata-se de uma típica parábola moderna então? Talvez. Tirem suas próprias conclusões  a partir dos tópicos abaixo.  

POLÍTICA 

O facismo é um castelo pomposo edificado sobre areia movediça.

Pág 165

 

Pois bem, a política não é o enfoque desta obra. Contudo, as entradas dela na história são tão pertinentes que não é possível ignorá-la. Geralmente, a política aparece nos diálogos como este que ilustra o tópico.

O interessante é que apesar do Érico Veríssimo (escritor) possuir seus ideais, ele não nos força a acreditar em nada. Quando a política entra em cena, é para pensarmos por nós mesmos. 

Outra temática pertinente no livro é o holocausto judeu (Segunda Guerra Mundial).

ÉRICO VERÍSSIMO

erico-verissimo

Quem não conhece o dono deste olhar melancólico? Ele é famosíssimo pela criação da saga O tempo e o vento e tantas relíquias. Mas, há muitos que nunca leram nada dele. Este livro, assim como Música ao longe, é incrível para quem deseja embarcar nesta literatura

Em relação ao livro em si: Ele transforma-se no desenvolvimento. Pois, além da política, ainda há outras temáticas polêmicas no livro: aborto, traição, relação entre pais e filhos… Se o livro dele fosse uma sopa, os elementos posteriores seriam os temperos.

Ouro lhe lembrava outra palavra: sangue. Tempo também era sangue. Ouro se fazia com sangue.

(Olhai os lírios do campo é um dos títulos mais belos da nossa literatura.)

LEITURA

fa90319437261c5105ffad098b8c019a

Explicando uma afirmação do tópico acima:  “…é incrível para quem deseja embarcar nesta literatura.”

A narrativa ocorre em terceira pessoa. Simples de se ler e compreender. Lógico, o livro exige certa maturidade do leitor para que tudo seja compreendido. Contudo, ele é incrível para maduros leitores iniciantes.

MULHERES

“… É apenas um monte de carne de forma agradável aos olhos. -Pág 201

Aviso desde já: Não estou chamando o Érico de machista por esta frase.

 Podemos fazer muitas discussões a partir de frases e c comportamentos em relação às mulheres do livro, principalmente quando a Dora aparece.

E então, as conclusões já foram feitas? 

 

 iHasta lá vista!

tumblr_ld9ty8UYer1qf7ikto1_500_large