Olá, leitores!

primeiro-livro-de-romance-do-mundo-moderno-dom-quixote-de-la-mancha-5

  • O que se trata?
Dom Alonso Quixano leu muitos livros de cavaleria, e dormiu de menos. Por este fato, enlouqueceu.
 Ele sai sorrateiramente de casa -juntamente com seu vizinho,
 nomeado de Sancho Pança- para viverem as aventuras 
que os esperavam como cavaleiro andante e escudeiro. 

Engraçado e triste ao mesmo tempo.
Miguel de Cervantes os fará refletir do início ao fim. 

  • Minha opinião:

Dom Quixote é um clássico que todos conhecemos -ou já ouvimos falar- . Mas, isso não o torna chato. Muito pelo contrário, a intenção do autor é nos fazer rir com a desgraça de Dom Quixote. O que o torna chato é a escrita, mas podemos dar um jeito nisso lendo uma readaptação. Então não vamos usar desculpas -estou me incluindo- e dar uma chance ao livro. Pois  também pensava assim, mas mudou quando dei uma chance.

Ler Dom Quixote foi como andar em um barco pirata. Ele possui altos e baixos durante a narrativa, mas não é isso o que o torna fascinante. Por anos, Dom Quixote foi adaptado de várias formas diferentes: Filmes, teatros, musicais e por aí vai. Mas em todas as formas, o aspecto principal não muda: Não sabemos como devemos interpretar a loucura de Dom Quixote. Muitos o veem como um doido varrido, outros como um sonhador. 

Particularmente, o considero como alguém de coragem. Imagino-o como um senhor que tinha uma vida tão difícil que sua única alternativa foi escapar-se nos livros de cavalaria. E usando esses livros, ele sentiu-se útil consigo mesmo e fez as coisas que sempre sonhou. Por querer ir atrás do seu sonho, muitos o consideraram louco e fizeram o possível para zombar dele. Afinal, quem saí por aí lutando com moinhos de vento? 

Ambientado na Idade Média, Dom Quixote lhe fará sentir-se em uma montanha russa de sentimentos. Deem uma chance ao livro, e vocês verão o quão divertido é. ♥

  • Motivos para ler:

 

  • Dom Quixote:

Dom Quixote é um personagem engraçado. Ele está sempre metido em desaventuras, e isso o torna marcante. Apesar dele levar o título nas costas de seu escudeiro Sancho, Dom Quixote é alguém que enfrenta seus obstáculos (e tenta fazer algo, mesmo em situações de forças “maiores”). Suas desaventuras são tão grandes, que não sabemos se devemos rir ou chorar (por esse motivo ele se tornou o meu personagem favorito do livro). 

download

  • Sancho Pança:

Escudeiro fiel de Dom Quixote, ele nos mostra o mais nobre dos conhecimentos: Os que não são adquiridos em certificados. E por este motivo ele nos surpreende, pois faz coisas das quais não esperávamos.

capa-de-dom-quixote-de-la-mancha-1398279094510_956x500

  • As desaventuras: 

Como já citei acima, eles passam por muitas situações que são tão trágicas que não sabemos como reagir. E é por este motivo em si, que vocês devem dar uma chance. Podem detestar os personagens; achar o autor um chato, mas não conheço uma pessoa que não se divirta com as desgraças deles. Com Dom Quixote e Sancho Pança  tenham a certeza: De tédio não irão morrer. 

156-dom-quixote-de-la-mancha

O que acham? Dom Quixote é para vocês um doido varrido, ou valente sonhador?

Bye